5 dicas para um banheiro mais sustentável.
- ofredgarcia
- 30 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de dez. de 2020

Como adaptar a casa para um banheiro mais sustentável, consciente e com menor gastos de água e energia? Algumas dicas simples podem te ajudar a começar nesse caminho!

Descarga dual flash!
Opte pelas descargas com sistema dual flash.
Elas controlam o consumo de água em 3l ou 6l por uso, evitando muito desperdício de água. Existem opções no mercado tanto vasos sanitários com caixa acoplada, quanto para vasos com descargas convencionais.

Torneira com arejador!
Uma torneira comum pode consumir até 20l de água por minuto. Enquanto as torneiras com arejadores consomem até 3,6l de água por minuto, apenas. A diminuição no consumo é enorme. Mas se você não quiser investir em uma torneira nova, vale comprar só a pecinha do arejador à parte e embuti-lá na sua torneira existente!

Chuveiro com restritor de vazão e arejador!
Prefira chuveiros que consumam menos água. Arejadores e restritores de vazão podem ser uma opção. A sensação será de grande volume de água, mas sem desperdício. Além disso, os restritores são ótimos para casas com muita pressão de água. Assim, você consome muito menos água sem abrir mão de um banho com qualidade!

Revestimentos!
A economia de material, e consequentemente recursos, também é importante. O revestimento do banheiro pode estar presente apenas dentro do box ou em meia parede nas áreas externas do box.
Para o restante opte por pintar com uma tinta adequada e ecológica ou à base de água.

Iluminação e ventilação natural!
Banheiros bem iluminados e ventilados auxiliam a eliminar a proliferação de mofos e fungos, além de garantirem uma economia de energia. Com uma melhor iluminação natural, você utiliza menos a iluminação artificial (lâmpadas), e economiza em energia. Já a ventilação natural, irá te garantir uma melhor circulação de ar no banheiro, sem problemas com umidade, e assim, sem gastos desnecessários com a manuntenção do seu banheiro.
Se o banheiro não possui uma boa janela, vale investir em uma reforma.
Comments